Ceará - Painel discute Controle Social e efetivação dos Direitos

 Por César Nogueira

O segundo dia da 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará contou com a participação de Wanderlino Nogueira Neto, uns dos idealizadores do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O convidado falou sobre “Controle Social e Efetivação dos Direitos”. A discussão foi mediada pelo conselheiro Armando de Paula. A adolescente da comissão organizadora, Evelyn Ramos Cavalcante também participou da discussão.
Wanderlino pontou algumas questões a partir do tema da 9ª Conferência: mobilizar, implementar e monitorar. De acordo com Wanderlino, a implementação deve funcionar como uma forma de operacionar propostas de políticas públicas para crianças e adolescentes, sendo isso uma inovação nessas ações; a mobilização deve funcionar para buscar pessoas que estão fora das questões sociais e que ainda não fazem parte da sociedade civil organizada; E por fim, monitoramento deve funcionar para perceber o que foi acordado e se está sendo cumprido. 

“Ser eficiente é obter resultados. A política pública é uma negociação da política de governo com a política da sociedade civil”, reforça Wanderlino.
De acordo com Wanderlino, os adolescentes não querem ser tutelados. Pois há muitos adolescentes que estão ocupando espaços de reinvindicação, como as conferências. Porém, Wanderlino avalia como algo negativo quando os participantes que vêm para a Conferência e não participam como deveriam.

“Sua liberdade é sua e de mais ninguém”, Wandelino Nogueira Neto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário