Ceará - Debate intenso durante a escolha de propostas do eixo 3

Por Natanael Gomes
O Debate das ações que serão priorizadas pelo eixo 3, "Protagonismo e participação de crianças e adolescentes", que aconteceu hoje (11), durante a 9ª Conferência, no Ceará, foi bastante intenso e participativo.

O eixo decidiu que três propostas seriam escolhidas em cada eixo, os de mobilização, implemantação e monitoramento. As propostas que foram escolhidas ainda serão levadas para a plenária nacional, em Brasilia.

O debate foi coordenado por Vanda Deucila Moura, Margarida Pineiro e Tereza Viana. Participaram do debate representantes de 36 municipios incluindo adultos e adolescentes. No primeiro momento houve as apresentações e a leitura do objetivo do eixo. As propostas que seriam fundidas, ou seja seriam aplicadas em uma só por serem parecidas.Um clima de revolta gerou uma discução que eu chamei de "PONTO DE VISTA versus PRIORIZAÇÃO", pois algumas pessoas preferiam falar e depois decidir as propostas, mas outras queriam usar os pontos de atenção. 
Os educomunicadores e os delegados adolescentes ouviram alguns comentários como, por exemplo: "Se a gente ficar discutindo os pontos de vista, a gente não vai sair do lugar" e ainda "A gente tem que discutir o texto todo, não é só proposta 1, 2, 9, 8, e outras"

Mackiel Castro Maciel, delegado adolecente e integrante do G27, leu as propostas de trabalho e colocou para votação.
O RESULTADO FOI:


       IMPLEMENTAÇÃO
Proposta 6:Garantir a participação de grêmios estudantis  e conselhos escolares  nas reuniões do CMDCA.
com 32 votos
Proposta 2:Fortalecimento dos fundos municipais (FIA).
com 29 votos
Proposta 1:Criação e/ou formulação de novos espaços e atividades.
com 25 votos

MONITORAMENTO
Proposta 1:Criação de uma comissão de crianças e adolescentes
com 37 votos
Proposta 5:construir comissão mista composta por 5 componentes dos CMDCAS
com 35 votos
Proposta 6:Elaborar um cronograma fixo de prestações de contas.
com 34 votos

MOBILIZAÇÃO
Proposta 1+2+5+6: Junções por serem semelhantes elas falam de campanha tanto fixas (cartazes e papeis) como eletrônicas (meios de comunicação em geral, mas principalmente a internet).
com 37 votos
Proposta 3:Criar espaços de debate infanto-juvenil
com 39 votos
Proposta 9:Criar um grupo de adolescentes capacitados
com 37 votos

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