É pra agora!

Por Webert da Cruz
Na abertura da 8ª Conferência de Direitos da Criança e Adolescente do DF, os adolescentes colocaram a boca no trombone e revelaram suas expectativas quanto à participação no evento. Disseram que ainda existe muito a fazer e que querem divulgar a situação dos direitos da criança e do adolescente no DF – que não parece estar tão boa.
Os direitos existem no papel, no entanto, não na vida dos jovens. A juventude está faminta por resultados. “Falo porque estou na ponta e sei como está”, disse o delegado Carlos Vinícius.  
A garantia de direitos na vida de crianças e adolescentes deve ser real. É preciso criar políticas públicas que abracem o futuro, mas sobretudo se concretizem e se consolidem no presente: a realidade da criança e adolescente é pra agora!
Lutar pela garantia dos direitos de criança e adolescente demanda muita “responsa”. E os nossos delegados sabem disso. Para estar à frente não se deve pensar somente em um, dois ou meia dúzia de adolescentes, mas sim em todos e todas, disseram. É importante ter uma perspectiva que atinja a todos, sem exceções.
Os jovens moradores do Setor Habitacional Sol Nascente sentem na pele a negligência por parte do Governo em garantir seus direitos. A cidade tem recebido pouca atenção na infraestrutura urbanística. Não tem saneamento básico, não tem escola de qualidade, nem postos de saúde; uma juventude abandonada. No Sol Nascente, não há nenhuma escola – os jovens têm de frequentar unidades educacionais de outras regiões como, por exemplo, P Norte e P Sul.
A realidade não se constrói diferente em outras regiões administrativas. O desleixo na organização da infraestrutura nas cidades agride diretamente a efetivação dos direitos de crianças e adolescentes de todo DF.
Na conferência, debater e propor diretrizes em prol dos jovens é ser agente político. Contudo, saber como alcançar a vida de cada jovem é um grande desafio. Os delegados estarão durante o sábado e o domingo discutindo e votando as propostas, desejando, acima de tudo, que se tornem realidade.




Foto: Webert da Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário