Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente do DF começa com animação

Por Juliane Paula

A 8ª Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente do Distrito Federal teve início com grande animação. O grupo de delegados adolescentes enfeitou o auditório da EAPE com cartazes e vários balões coloridos. 

Thallita de Oliveira e Lara Conrado fizeram parte da mesa de abertura representando as crianças e adolescentes do DF, junto com o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz e a primeira dama Ilza Queiroz, o Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Lélio Bentes, a Presidenta do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e Secretária de Estado da Criança, Rejane Pitanga, a Deputada Federal e Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes da Câmara dos Deputados, Erika Kokay, a Promotora de Justiça da Promotoria Cível e de Defesa dos Direitos Individuais, Difusos e Coletivos da Infância e da Juventude do Ministério Público do Distrito Federal, Luisa de Marillac, a representante da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Salete Valensan, entre outras autoridades. 

A delegada Thallita de Oliveira (18) disse estar honrada por representar meninos e meninas do DF e lembrou que os trabalhos apresentados durante a Conferência serão muito importantes. Ela convocou os adolescentes para não ter medo de falar e participar das discussões e pediu para que os adultos não só abram espaço, mas considerem o que os adolescentes falarão. 


Thallita (18) registra em sua fala as demandas das crianças e dos adolescentes do DF. Ela compôs a mesa de abertura do evento. Lara (8), em um ato simbólico, entregou o ECA ao governador Agnelo Queiroz.
 Foto: Magdiel Teles


A outra representante das crianças Lara Conrado, de apenas 8 anos, falou sobre a importância do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e entregou uma carta ao governador Agnelo Queiroz, comovendo todos os presentes. 

Segundo Lara, o ECA é importante para a garantia e efetivação dos Direitos da Criança e Adolescente e deve ser cumprido.
Foto: Magdiel Teles
Em sua fala a Deputada Federal, Erika Kokay, relembrou que educação, inclusão social, saúde, esporte e lazer são direitos fundamentais de crianças e adolescentes. 

Para a promotora de justiça, Luísa Marillac, os direitos da população infanto-juvenil merecem prioridade absoluta nas discussões. “Temos uma história de muito abandono, mas esperamos que o governo ouse, construa e delibere políticas públicas onde crianças e adolescentes sejam realmente priorizadas”. 

Depois da mesa de abertura o ministro do TST, Lélio Bentes Corrêa, ministrou a palestra magna da Conferência, com o tema “A Doutrina da Proteção Integral à Criança e ao Adolescente”.

Confira as fotos da abertura!


Mesa de abertura da 8Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente do Distrito Federal.
Foto: Magdiel Teles.
Alex, da equipe de cobertura educomunicativa, filma a fala de abertura.

Balões enfeitam e dão cor ao evento.

Um comentário:

  1. Parabéns pra essa galerinha. Estão fazendo um trabalho maravilhoso na cobertura da Conferência.

    ResponderExcluir