Nossa historia





Somos um grupo de jovens que vem atuando desde 2009 na Região Metropolitana da cidade do Recife - RMR. Fomos capacitados em Direitos Humanos pela Casa de Passagem e em Comunicação e novas mídias pelo Auçuba – Comunicação e Educação, ambas são ONGs que tem atuação na luta pelos direitos da criança e do adolescente há mais de 20 anos . O grupo do Blog Juventude Conectada aos Direitos surge a partir da iniciativa do projeto Portal de Direitos da Criança e do Adolescente, realizado pelo Auçuba, em parceira com o CONANDA e Rede ANDI Brasil, que tem por finalidade mobilizar adolescentes a participar de discussões sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dos Direitos infanto-juvenis em espaço virtual. Oficinas educomunicativas de internet, novas mídias, texto, vídeo, fotografia e direitos 
humanos são realizadas ao longo da formação do grupo cuja ação principal foi o desenvolvimento do Blog e a sua manutenção, através da produção de conteúdos comunicativos sobre a temática.

Atualmente o coletivo é composto por dez adolescentes e jovens, com idade entre 14 e 20 anos, que em sua maioria são moradores de comunidades populares da RMR. A nossa linha de atuação é escrever sobre as temáticas que achamos pertinentes e na participação nos espaços de incidência políticas na RMR a exemplo das conferências, fóruns, seminários e outras como o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescente, a homofobia, preconceito racial, Bullying, a situação dos jovens que cumprem medidas sócio educativas, o tráfico de pessoas, a liberdade de expressão e a privatização de direitos conquistados pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). 
É através desta participação que podemos enfrentar as causas da violência, 
discriminação e a pobreza na nossa cidade, sempre respeitando os princípios da coletividade e dos nossos pares. 

A Auçuba é o nosso principal parceiro para nossos encontros e formação da equipe, além de ceder um espaço para as reuniões, acesso ao telefone e o suporte tecnológico para as postagens e cobertura dos eventos.
Contamos também com uma rede de parceiros que viabiliza e nos apóia junto às ações do Blog, são eles, a Revista Viração, Rede nacional de adolescentes e jovens comunicadores (Renajoc), o Instituto José Ricardo, Desabafo Social, o Levante popular da juventude e a Safernet Brasil. É com eles que fortalecemos e comunicamos com a nossa linguagem as nossas ações e olhar sobre o universo que nos rodeiam. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário