O segundo dia da Conferência e a participação indispensável de jovens protagonistas


Por Juliane Paula


Fizeram parte da mesa redonda desta sábado, 26, a representante da SDH, Salete Valensan, Max Marciel, presidente da CUFA DF, e o adolescente Israel Victor, de 17 anos. Israel foi convocado como palestrante para expor suas experiências de participação juvenil e, sobretudo, de controle social. O jovem faz parte do Projeto Onda - Adolescentes em Movimento pelos Direitos, cuja missão é fiscalizar e monitorar o orçamento destinado à área relacionada à criança e ao adolescente. “Participação envolve muito mais coisa. Não é apenas sair para falar. É agir com responsabilidade e consciência crítica" relata Israel.


A representante da SDH iniciou o discurso parabenizando a todos pela organização do evento e citou a importância do jovem como protagonista, buscando como referência o artigo 12 da Convenção obre o Direito das Crianças - que relata que a participação de crianças e adolescentes devem ser priorizadas e vistas como exercício de cidadania e oportunidade de desenvolvimento.

O adolescente Israel Victor lembrou também que o apoio das  autoridades é importante, assim como a atuação do jovem na política e a informação, para que os direitos das crianças e adolescentes sejam concretizados. Ele criticou as autoridades por não darem  apoio devido aos jovens estudantes, e cita: “Na cidade onde eu moro não tem escola de ensino médio”. Ao final, falou da importância do fortalecimento familiar para a formação das crianças e adolescentes.

Após a mesa-redonda, a equipe de cobertura jovem da 8ª Conferência procurou Israel para uma entrevista-relâmpago.

Confira o vídeo!


          Câmera: David Lemos e Alex Rodrigues. Edição: Crisvano Queiroz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário