Ceará - Adolescentes fazem cobertura da 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente



Começou hoje (09) e segue até sexta-feira (11) a 9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, no Ceará. O evento reúne representantes de 170 municípios cearenses.

Com o tema “Mobilizando, Implementando e Monitorando a Política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios”, O destaque desta edição é a participação de crianças e adolescentes em todas as etapas da Conferência, incluindo a cobertura de mídia. Participam da cobertura 15 adolescentes provenientes de projetos sociais de Fortaleza e região metropolitana.

A proposta de incluir o olhar adolescente na produção da informação está relacionada a uma reflexão sócio-educativa, com viés educomunicativo. Os adolescentes vão utilizar os meios de comunicação, como rádio, web, vídeo e jornal mural, para expor ideias e debater as questões da democracia, direitos sociais, educação e paz entre os povos. As produções elaboradas pelos adolescentes serão divulgadas nos meios de comunicação ligados ao evento e à Rede ANDI.

A Coordenadora da ONG Auçuba Comunicação e Educação, integrante da Rede Andi em Recife, Rosa Sampaio, acredita que essa interação dos adolescentes com a Conferência é muito importante, pois estimula a participação em uma política voltada para esse público. “Os adolescentes vão publicar informações com um olhar diferenciado, e outros adolescentes vão poder acessar essas informações. Isso aproxima e estimula um maior conhecimento e interesse sobre essas políticas que incidem sobre suas vidas”, afirma.

Entre as propostas da Conferência estão o pleno acesso aos serviços de assistência social e ao registro civil, a expansão da educação integral e a consolidação de ensinos profissionalizantes de qualidade. E ainda, a ampliação de políticas e programas referentes ao trabalho infantil, ao enfrentamento da violência sexual e ao atendimento sócio educativo, o aprimoramento dos mecanismos de denúncia e o fortalecimento dos órgãos de responsabilização.

Nesse sentido, o evento busca mobilizar a sociedade para refletir sobre a infância e a adolescência, visando dinamizar a aplicação das políticas preconizadas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e contribuir para apontar caminhos e definir ações, que viabilizem a melhoria da qualidade de vida do segmento infanto-juvenil no Ceará.

O encontro reúne 650 participantes para discutir e consolidar as propostas que serão levadas à Conferência Nacional, que acontece de 11 a 14 de Julho em Brasília.
Saiba Mais:
Acompanhe a cobertura da 9ª Conferência Estadual dos Direitos de Crianças e Adolescentes no Blog Juventude Conectada aos Direitos:
 
(www.juventudeconectadaaosdireitos.blogspot.com)
 
Portal dos Direitos de Crianças e Adolescentes
(www.direitosdacrianca.org.br)

Serviço:
9ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente
Data: 9 a 11 de maio
Local: Ponta Mar Hotel – Avenida Beira Mar, 2200 – Meireles

Mais informações:
Conceição Nunes - secretária Executiva do Cedca - 3101.1564/ 9934.3429
 
Armando Bandeira - conselheiro do Cedca - (85) 9989-5909
Luana Amorim – jornalista da ONG Catavento Comunicação e Educação
(85) 8836.5570
Thaís Chita – Conselho Nacional dos Direitos da Crianças e do Adolescente (Conanda) (11) 8224 8202
Rosa Sampaio – Coordenadora da ONG Auçuba, em Recife
(81) 9113.3061

Nenhum comentário:

Postar um comentário