Adolescentes discutem o Regimento Interno

Por Marcos Messias Pacheco e Andréia C. Albuquerque

O segundo dia da Conferência começou no sábado (26/05), com a discussão e aprovação do Regimento Interno. Nesse momento, há um espaço que chamamos de destaque, onde os delegados podem dar suas propostas ou dizer se concordam ou não com os artigos que definem o funcionamento da Conferência, as votações e as escolhas das propostas na plenária final.

Jovens e adultos fizeram algumas observações para tornar a Conferência mais participativa. Um dos destaques foi feito pela adolescente Lorrane  Ribeiro de Assis, 16 anos, moradora de Samambaia Norte, que tem o cargo de delegada adolescente. Ela falou que no dia 25 de maio, como estava previsto, houve o credenciamento dos delegados das 12h às 17h, sendo que no dia 26 não estava no regimento interno o horário da ação. Ela propôs que o credenciamento acontecesse das 8h às 11h, o que foi aprovado pela plenária.

A delegada do Guará Thaís Sena de Oliveira, 23 anos, assistente social da Secretaria de Estado da Criança do DF, falou sobre o artigo 28, do Regimento Interno, que tratava sobre as moções: ”O artigo diz que é necessário a assinatura de 20% dos delegados para que uma moção seja votada na plenária final e assim ser levada para a Conferência Nacional. O meu destaque era para assegurar que todas as propostas de moção fossem lidas independente do quorum mínimo”. Ela acredita que isso garantiria que todos os participantes tivessem conhecimento sobre importantes questões que afetam crianças e adolescentes do DF.
Thaís Sena comenta sobre a aprovação do Regimento.
Foto:Marcos Messias Pacheco e Andréia C. Albuquerque
A discussão sobre o regimento durou toda a manhã e após muito debate foi aprovado. Na parte da tarde, as crianças e adolescentes se reunirão em grupos de trabalho para discutir propostas relacionadas aos eixos do Plano Decenal. 

Lorraine Ribeiro, 16 anos.
Foto:Marcos Messias Pacheco e Andréia C. Albuquerque

Um comentário:

  1. Uma pessoa muito especial,dedicada em tudo que faz
    que mereçe sem duvidas o mundo em seus pés você é linda Lorrane Ribeiro.
    Deus,sempre ao seu lado`

    ResponderExcluir