Pernambuco organiza cobertura educomunicativa para 9a. Conferência




Fotografia, vídeo, áudio, texto para web. Essas são as linguagens que adolescentes de 14 a 18 anos incompletos de Pernambuco vão ter como ferramentas para a cobertura educomunicativa da 9ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente. A Conferência será realizada hoje (16/04) e quarta-feira (17/04) no Centro de Convenções, em Olinda – PE e é uma etapa preparatória para a Conferência Nacional, marcada para julho, em Brasília – DF.


No último sábado (14/04), dez adolescentes de comunidades populares da Região Metropolitana do Recife passaram por formação com educadoras da organização não-governamental Auçuba – Comunicação e Educação, para discutir os cinco eixos temáticos que nortearão o debate durante os dois dias do encontro. No Estado, os meninos e meninas comunicadores já participam de redes como o Observatório de Direitos e a Rede Viração. As produções desenvolvidas serão postadas no site da Agência Jovem de Notícias e no Blog Juventude Conectada aos Direitos.


As ações de comunicação envolvendo adolescentes durante as etapas estaduais já estão previstas no Plano de Trabalho e Política de Comunicação da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. A expectativa dos jovens comunicadores é positiva. “A participação dos jovens é muito importante nesse momento. Acho que o blog vai ajudar na divulgação da conferência”, afirma Sheyla Santos, 17 anos.


Para Paula Ferreira, coordenadora executiva do Auçuba, o próprio diálogo promovido pela Conferência traz uma dimensão de formação, quando convoca os principais atores – crianças e adolescentes – para legitimar o processo de construção das políticas públicas. “Hoje a gente encontra um espaço democrático para discussão das prioridades desse público, e a ação educomunicativa mostra que há outras possibilidades de mobilização da sociedade”, explica Paula. O Auçuba trabalha há 23 anos com direitos das crianças, adolescentes e jovens utilizando a comunicação como estratégia pedagógica.

Fonte: www.direitosdacrianca.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário