Começaram na última segunda-feira, 2, no estado do Pará, as etapas estaduais da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Pela primeira vez as conferências vão contar com cobertura educomunicativa, feita por crianças e adolescentes. Trata-se de uma construção inovadora entre Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e os Estados. Além da cobertura das etapas preparatórias nos 27 estados, a cobertura também será realizada na etapa nacional, que acontece entre 11 e 14 de julho, em Brasília (DF). A ação é realizada em parceria com a ONG Viração e a Rede Andi, responsáveis por desenvolver as formações e acompanhar as coberturas.

Cerca de 18 integrantes de cada Estado participarão das oficinas de planejamento e formação nas linguagens de texto, áudio, vídeo e fotografia que serão apresentadas nos formatos de jornal mural, tv de bolso, fanzine, programetes de rádio, exposição e site/blog. Cerca de 500 crianças e adolescentes serão envolvidos no processo, durante as etapas estaduais. 54 serão selecionados para cobrirem a nacional.

A cobertura está fundamentada no referencial teórico da Educomunicação, propõe, portanto, além do aprendizado e utilização das técnicas de produção em comunicação, uma reflexão sócio-educativa de formação e mobilização de crianças e adolescentes, que passa pelas discussões sobre democracia, direitos sociais do cidadão, educação para a paz e de solidariedade entre os povos. Ou seja, constrói uma comunicação fundamentada entre princípios e valores humanistas.

Neste sentido, o foco da ação está no processo de discussão na feitura dos produtos, garantindo que seja dialógico, democrático e colaborativo. As crianças e os adolescentes serão protagonistas da cobertura e apresentarão ao mundo suas opiniões sobre os temas abordados nas conferências.

As coberturas das 27 etapas preparatórias e da etapa nacional poderão ser acompanhadas pelo site da Agência Jovem de Notícias, pelo Blog Juventude Conectadas aos Direitos e pelo portal do Conada. Pelas redes sociais acompanhe nos perfis 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Facebook) e 9aCNDCA (Twitter), além dos perfis da Viração Educomunicação e @viracao.

Sobre 9ª CNDCA – A Conferência Nacional debaterá a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente que passou por consulta pública ano passado e está em fase de finalização. A Conferência está sendo construída sob 5 eixos estratégicos: 1) Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes; 2) Proteção e Defesa dos Direitos, 3) Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, 4) Controle Social da Efetivação dos Direitos, 5) Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.
Fonte: www.agenciajovem.org

Postagem da Equipe do blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário