Para quem é a Copa?

Está acontecendo o Projeto de Intercambio Sócio-Cultural entre jovens do Brasil, África do Sul e Luxemburgo. O Intercâmbio está essa semana no Brasil, no estado de Pernambuco, no Recife. Em 2010, um grupo de jovens de Luxemburgo e do Brasil foram para a África do Sul. Hoje no Auditório da Soledade, na Boa Vista, aconteceu o Seminário – A Copa do Mundo de Futebol: os legados da África do Sul e os desafios para o Brasil em 2014, que faz parte da programação do intercâmbio.

No seminário de hoje, os jovens da África do Sul vieram nos contar como foi a Copa do mundo lá, os problemas, as promessas não cumpridas e muito mais. Para que nós possamos sentir a experiência do que problemas nos poderão enfrentar e suas soluções, em relação à economia, saúde, Educação e etc. Isso já servirá de prevenção para não acontecer o que aconteceu com eles.

Vamos contar um pouco das experiências dos africanos com a Copa de 2010. Foram construídos e modificados 10 estádios e campos de futebol, alguns desses foram construídos em cima de comunidades e escolas. Eles, os empresários, em parceria com o governo, empregaram mais de 2000 pessoas, mas os empregos não duraram e eles privatizaram metade das cidades onde os campos e estados foram construídos. Os estádios não estão sendo usados, nem pela população, nem por quem pode pagar por isso. É um desperdício de dinheiro, foram usados mais de 17,5 bilhões de reais, sem retorno para as pessoas.

Também a FIFA começou a aumentar as expectativas em relação a negócios para a população fazer empréstimos e construir hospedagens, e outros estabelecimentos para receber os turistas.  Mas acabou não tendo muito retorno para os investidores.

Muitas das propostas não foram cumpridas, antes da Copa foi uma euforia muito grande, mas o pior foi depois. A Copa não mudou a realidade desse povo, só piorou. Muitas pessoas foram afetadas, eles retiraram os famosos camelôs do centro da cidade, que sobreviviam dessa atividade e também foram retirados muitos moradores de rua que só Deus sabe onde eles estão. Eles construíram, alteraram e privatizaram os meios de transportes, todos voltados para os bairros de classes ricas.


Na áfrica do sul o estrago foi grande.E depois que passa a copa de 2014, como vai ficar?

Postado pela Equipe do Blog. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário