Copa do Mundo X África do Sul: perdeu. Copa do Mundo X Brasil: Será?

Queremos falar sobre uma coisa que nos incomodou muito. Estávamos hoje em um seminário falando sobre a copa do mundo da África do Sul, sobre o que aconteceu lá depois da copa.

Teve a mesa de abertura e a segunda mesa, nessa última, várias pessoas falaram, entre elas, uma mulher da África. Ela falou que o governo de lá fez muitas promessas e nada de cumprir, nem antes, nem depois da Copa, derrubaram até uma escola para fazer o estádio. Depois falaram outras pessoas entre elas Joelson Rodrigues (Técnico Social da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Pernambuco), que começou falando sobre os projetos que o governo e a Secretaria têm para Pernambuco, como mais escolas e mais empregos. Ao todo, ele disse que a Copa é um ótimo desenvolvimento para Pernambuco, mas vamos nos lembrar lá do começo do texto, do que a mulher falou sobre isso, que foi tudo mentira do governo.  Pois como é que ele vai falar de desenvolvimento, depois que a mulher falou que o desenvolvimento não existe, que o governo só mentiu? Assim é ser muito “cara de pau”.

A partir dessa fala, nós reparamos que algumas pessoas começaram a conversar e deixar de lado o que ele estava falando, pois ali ele estava como governo e não a favor da juventude. Quem estava lá também foi Eduardo Granja, secretário de Juventude do Governo do Estado, que concordou com a proposta do seminário, com a troca de experiência entre os países.

Um evento como a Copa gera emprego e ao mesmo tempo gera desemprego para muitos. Não é de hoje que nós falamos dos acontecimentos que são bons e ruins. Entre os ruins, está o tráfico de crianças e adolescentes, por exemplo.

Também não devemos esquecer que nesses lugares de construções de grandes empresas tem também vários homens, e daí começa a exploração sexual de crianças e adolescentes, pois esses homens depois que largam do trabalho, querem se divertir, não estão perto das mulheres, nem de ninguém da família, a única “diversão” que eles têm é beber, depois da embriagues, aparecem aliciadores para fazer a noite deles mais “feliz”. Temos que dizer não à exploração de crianças e adolescentes. 

Englobando tudo a Copa é um evento muito complexo.

Postado pela Equipe do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário