Protagonismo Juvenil

Você é protagonista?
Você sabe o que é protagonismo juvenil?
O que você faz a favor dos direitos da criança e do adolescente?

Vamos falar sobre este tema hoje, pois alguns jovens estão enfraquecido na luta contra a violência de crianças e adolescentes. Queremos falar para os jovens não desistir de lutar pelos seus direitos e os de crianças e adolescentes, se os jovens deixarem de lutar os seus direitos serão violados.


Protagonismo é a atuação de adolescentes e jovens, através de uma participação construtiva. Envolvendo-se com as questões da própria adolescência/juventude, assim com as questões sociais do mundo, da comunidade... Pensando global (O planeta) e atuando localmente ( em casa, na escola, na comunidade...) o adolescente pode contribuir para a assegurar os seus direitos.

A maioria de adolescentes e jovens tem muitas questões, desejos, sonhos... e buscam respostas. Algumas questões vêm da própria fase que estão vivendo, mudanças corporais,  estas questões nem sempre encontram respostas, pois a escola, a família, a sociedade não estão preparadas para isso.
Na escola, no centro de saúde, em grupos organizados da comunidade.
Trocando aprendizados, construindo novos saberes, democratizando informações, desenvolvendo ações em parceria.

Como diz o Professor Antonio Carlos Gomes da Costa:Reconhecer o adolescente e o jovem, não como problema, mas como parte da solução é meio caminho andado...  Por isso é necessário e urgente abrir espaços e facilitar processos que permitam a participação efetiva de crianças, adolescentes e jovens na construção do modelo e da dinâmica social da sua comunidade, do seu país.
Postagem da Equipe do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário