21 anos do ECA

O Estatuto da Criança e do Adolescente, o (ECA), para quem não sabe
defende os direitos de crianças e adolescentes no Brasil. Ele informa as pessoas que todos nós temos que respeitar os direitos acima de tudo. Na maioria das vezes as crianças e adolescentes não sabem os direitos e deveres, pois os pais educam os seus filhos, mas não falam sobre o ECA, por isso, as crianças têm seus direitos violados, como: ser espancada, não ter direito a um ensino de qualidade, entre outros.

Alguns pais dizem que o filho tem que seguir o caminho que ele viveu sem estudar e só trabalhar, com isso a criança e o adolescente fica sem saber ler e escrever, isso é errado, pois o Estatuto fala que a criança e o adolescente têm o direito ao estudo, lazer e à liberdade de expressar o que sente. Muitas vezes, o que a criança e o adolescente fala não é certo e quando insiste recebe palmadas, por isso nós vemos por aí crianças e adolescentes pelas ruas, pois saem de casa por não agüenta mais apanhar.

Ninguém pode te impedir de andar por aí, viver sua vida por motivo de preconceito. Não importa se é por causa de sua origem, da quantia de dinheiro que você tem, cor da pele, idade, sexo ou crença. É seu direito não ser prejudicado por preconceito. Ao longo de 21 anos o ECA tem nos ajudado a cumprir as regras.
Para ajudar as nossas crianças do Brasil, em cada município deve haver um conselho tutelar, que é responsável pelos primeiros atendimentos às famílias. O conselheiro tem o dever de zelar pelo cumprimento de direitos.

E para comemorar esses 21 anos de Eca no dia 11 de julho, das 8h às 18h acontecerá o Seminário: 21 anos de conquistas na garantia de direitos de crianças e de adolescentes, no Plenário da Assembléia Legislativa do Estado, na Rua da União, 439, bairro da Boa Vista, no Recife.

Postagem da Equipe do Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário