Os trabalhadores tem vários direitos que ainda não estão sendo aplicados, um exemplo desses trabalhadores é o professor. Hoje, dia 6 de julho é o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Clase Trabalhadora, e uma das bandeiras levantadas nesse dia é Plano Nacional de Educação - PNE. Os movimentos sociais reivindicam mais recursos para a educação e outras causas porque ainda tem muitas dificuldades para a Classe Trabalhadora.
No Recife, hoje está acontecendo uma caminhada com uma concentração na Praça Oswaldo Cruz, para marcar a data. As pessoas que estão na caminhada nesse dia, no Recife e por todo o Brasil, estão levantando bandeiras com o objetivo de falar também sobre a alimentação saudávl e a agricultura familiar e também o trabalho decente, além do Plano Nacional de Educação - PNE.
O PNE apresenta 10 diretrizes objetivas e 20 metas. Cada estado tem que se adequar a todas metas até 2020. Entre as revindicações da Campanha para o PNE está a escola laica, ou seja, não dar preferência a nenhuma religião na educação.
Além disso, há estratégias específicas para a inclusão de minorias, como alunos com deficiência, indígenas, quilombolas, estudantes do campo e alunos em regime de liberdade assistida.
Está acontecendo uma campanha para pensar e repensar o PNE de 10 anos para a educação: a Campanha PNE Pra Valer. Uma das metas que está sendo levantada pelo comitês de educação de vários estados, que participam da Campanha, é o CAQ: Custo Aluno Qualidade de valor decente; a participação e a gestão democrática das escolas e a formação continuada dos professores para permitir os avanços na educação.
Saiba mais sobre os Planos e suas metas em: www.pnepravaler.org.br
Postado pela Equipe do Blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário