Viagem para Ibimirim




Fomos para o município de Ibimirim, no Sertão de Pernambuco, nos dia 16 e 17 de maio, para o primeiro evento realizado com os jovens de lá sobre  a campanha Não mate os Sonhos de nossas Crianças e Adolescentes. O evento ocorreu no dia 17, foi feito no centro da cidade, no Centro do Forró, com mais de mil jovens e crianças  e adultos da comunidade e dos municípios vizinhos, pois foi transmitido pela rádio da comunidade para todos não perderem o evento que foi muito importante  para todos saberem a importância do dia  17, Dia de Combate à Homofobia e 18, Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Falamos  sobre  os dois temas, assunto muito importante para todos, e especialmente lá em Ibimirim, pois é o município que tem muitos casos de violência contra homossexuais, inclusive contra adolescentes, como nos informou um conselheiro tutelar.


Conhecemos os conselheiros e os secretários, e também o Conselho Tutelar. Viajamos com uma contadora de histórias chamada Magdalene, que também participou da palestra conosco. Magdalene fez uma apresentação: Uma leitura do corpo,  uma história para as crianças e adolescentes do município.



Conhecemos um santeiro chamado Manuel e a sua família, essa é a profissão dele lá na comunidade.












Fotos: Tiramos várias fotos, a sensação era como se nunca tivéssemos visto uma câmera. Cada lugar era uma novidade, mas de repente o cartão de memória ficou cheio, ficamos muito tristes, mas não importou, pois estávamos lá.

     

Lá tem um famoso Açude de Ibimirim, fomos até lá conhecer, é muito bonito, os casarões que ficam perto do açude estão abandonados, já não mora mais ninguém lá.







Os adolescentes de lá ainda andam de Pau de Arara, é um dos meios de transporte escolar que tem no Sertão.


Grupo de Dança: A dança lá não é tão valorizada pela a população. Mas conhecemos um grupo de danças da região que sonha com a valorização da cultura do seu povo.  



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário