Ela arrasa!


A equipe da Agência Jovem conversou com Mairã Soares, 17 anos, do Pará, que compõe o grupo G-27, grupo de adolescentes de todo o Brasil que compõem a Comissão Organizadora Nacional da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ela se destacou com sua fala na abertura da Conferência, na noite de ontem.

O que você veio defender nesta conferência?
A participação ativa e emancipada de crianças e adolescentes para a construção de seus direitos.
Como você iniciou suas participações nas conferências?
A partir do movimento social do campo e também de vivências de minha comunidade comecei a me indignar e a participar de espaços que reivindicam direitos.
Tem alguém que contribuiu com a sua integração nesses espaços?
Sim, além de minha mãe que é militante, o André Franzine, Nazaré Sá que me ajudaram em minha formação e assim comecei a atuar em lugares onde há bastantes manifestações.
Por que você acha importante a participação de crianças e adolescentes nestes espaços?
Porque aqui decidem as ações que defendem e agem principalmente em nossas vidas.
Qual a maior dificuldade que você encontra em seu estado?
Diálogo com grandes projetos para combate à desigualdade.
Qual o seu sonho?
Me formar e conseguir participar desses espaços de maneira mais efetiva.
Você acha que está perto de realizá-lo?
Perto não estou, mas estou no caminho. As minhas ações aqui hoje servirão de bastante ajuda para o futuro.

Texto por Camila Bezerra, 18, RJ, foto por Nayra Lopes, 16 anos, PI, adolescentes educomunicadoras em Brasília

Um comentário:

  1. ESSA GAROTA HOJE EM DIA ESTA SENDO MINHA INSPIRAÇÃO GOSTEI MUITO DO DISCURSO DELA....O Q ELA FALOU EU JAMAIS VOU ESQUECER POIS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO NOSSO PAÍS DEVEM SER MAIS RESPEITADOS...COMO ELA FALOU A GENTE NÃO PRECISA PEDIR PRA ESTA EM CONFERÊNCIA POIS O ESPAÇO JA É NOSSO...

    ResponderExcluir