Entenda a Comunicação Comunitária

Falamos tanto de comunicação popular e comunitária, mas oque realmente é? quem de fato faz essa forma de comunicação? e pra quem é essa comunicação?

"A comunicação popular e comunitária se constituem como uma comunicação baseada na realidade das classes subalternas e com o objetivo de transformação social, a partir da politização dos sujeitos dessas classes e sua consequente emancipação, mediante a proposição de processos comunicativos, participativos e de valorização das subjetividades."


Ta confuso ainda né? resumindo, a comunicação comunitária e popular é a comunicação alternativa e participativa, que tem a função na comunidade de transmitir, avisos sobre matricula nas escolas, vagas de emprego, campanhas de saúde, historias, eventos e por ai vai, mas também incentiva a participação dos moradores na solução dos problemas da sua comunidade. A linguagem utilizada é a mais adequada possível para que todos ouvintes ou leitores possam entender porque a comunicação pode acontecer tanto de forma impressa, através de fanzines, jornal-mural, jornal ou rádio com alto falantes espalhados pelo bairro e quando é TV, é posto um telão no meio da rua e todos assistem as produções feitas por pessoas do lugar. Normalmente esses veículos de comunicação comunitários são sustentados a parti de anúncios dos próprios comerciantes da localidade gerando renda para a distribuição ou manutenção da mídia.
vale lembrar que: "A comunicação comunitária deve ser realizada pela comunidade, a partir de processos como a escolha, a construção e a distribuição de veículos que melhor se identificam com a realidade local. Portanto, mais do que informar, é preciso criar uma interação entre os veículos (jornal, rádio, site etc.) e seus púbicos, de forma que eles façam sentido na comunidade." afirma Marcella Marer, publicitaria e coordenadora de Marketing do CDI.

Postagem de Luiz Felipe Bessa da Equipe do Blog.

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