Falamos tanto de comunicação popular e comunitária, mas oque
realmente é? quem de fato faz essa forma de comunicação? e pra quem é essa
comunicação?
"A comunicação popular e comunitária se constituem como
uma comunicação baseada na realidade das classes subalternas e com o objetivo
de transformação social, a partir da politização dos sujeitos dessas classes e
sua consequente emancipação, mediante a proposição de processos comunicativos,
participativos e de valorização das subjetividades."
Ta confuso ainda né? resumindo, a comunicação comunitária e
popular é a comunicação alternativa e participativa, que tem a função na
comunidade de transmitir, avisos sobre matricula nas escolas, vagas de emprego,
campanhas de saúde, historias, eventos e por ai vai, mas também incentiva a
participação dos moradores na solução dos problemas da sua comunidade. A
linguagem utilizada é a mais adequada possível para que todos ouvintes ou
leitores possam entender porque a comunicação pode acontecer tanto de forma
impressa, através de fanzines, jornal-mural, jornal ou rádio com alto falantes
espalhados pelo bairro e quando é TV, é posto um telão no meio da rua e todos
assistem as produções feitas por pessoas do lugar. Normalmente esses veículos
de comunicação comunitários são sustentados a parti de anúncios dos próprios
comerciantes da localidade gerando renda para a distribuição ou manutenção da
mídia.
vale lembrar que: "A comunicação comunitária deve ser
realizada pela comunidade, a partir de processos como a escolha, a construção e
a distribuição de veículos que melhor se identificam com a realidade local.
Portanto, mais do que informar, é preciso criar uma interação entre os veículos
(jornal, rádio, site etc.) e seus púbicos, de forma que eles façam sentido na
comunidade." afirma Marcella Marer, publicitaria e coordenadora de
Marketing do CDI.
Postagem de Luiz Felipe Bessa da Equipe do Blog.
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