Dia C dia da Juventude Comunicativa

No dia 17 de outubro nós do Blog Juventude Conectada aos Direitos participamos do Dia da Juventude Comunicativa – Dia C, dia em que a juventude mostra a sua cara e vai para as ruas reivindicando a democratização da comunicação no país.

Para construir um país mais democrático e desenvolvido precisamos avançar na garantia ao direito à comunicação para todos e todas ampliando a liberdade de expressão, a diversidade e pluralidade na televisão e no rádio. Para isso, fomos às ruas expressar e marcar a data com a intervenção urbana.

Neste dia fizemos a intervenção para informar e chamar a atenção da população sobre a Semana pela Democratização da Comunicação, a concentração aconteceu no Marco Zero no centro da cidade do Recife para produção de faixas e camisas falando sobre o Dia C (ver imagens abaixo), cada participante ganhou uma camisa onde foram grafitadas imagens e palavras relacionadas ao tema. Em seguida sairmos em direção a Avenida Conde da Boa Vista parando nos sinais mostrando as faixas e com palavra de ordem dada pelo coletivo Levante Popular da Juventude PE.

A ação integra a programação da Semana Nacional pela Democratização da Mídia, a intervenção contou com o apoio do Levante Popular da Juventude, ONG Auçuba, Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (RENAJOC), Coletivo de Jovens Educadores e FOPECOM.



Handryelly Ferreira Postagem da Equipe do Blog.

Direito a Comunicação é o Direito de Todos.


O que é Direito a Comunicação? Por que direito a Comunicação? De que forma direito a Comunicação é na Comunidade? O que significa direito a Comunicação na Prática? Foi algumas perguntas de reflexão sobre o tema.          

  Direito á comunicação é o direito de todas as pessoas de ter voz de se expressar é um direito Universal e inseparável de todos os outros o direito a comunicação é mais do que o direito a liberdade de expressão é o direito a informação são direitos de todas as pessoas de ter acesso aos meios de produção e veiculação. Se a comunicação e um direito, é preciso que haja á permanente busca por garanti-lo. Por tanto enquanto há impeditivos (Sejam eles  sociais, políticos, econômicos ou técnicos).Para a realização plena desse direito é dever e papel do estado a promoção da Pluralidade, da diversidade e da luta constante  pela superação dessas desigualdades.
                      Nós damos uma Oficina na Escola Monsenhor Manuel Marques
Nós não devemos aceitar como fato consumado a atual concentração da mídia, em que apenas nove famílias controlam jornais revistas e emissoras de rádio TV. Enquanto esses poucos usam concessões publicas para fins comerciais, 180 milhões de pessoas são privadas de sua liberdade de expressão
  No Inicio nós fizemos uma dinâmica de perguntas e respostas, bem engraçada, eles se divertiram muito. Nós discutimos sobre o que é direito o que é a comunicação.  Fizemos uma roda de diálogo para debater sobre o direito a comunicação. E no final fizemos uma avaliação da oficina dada “Que tal” como sugestões; “Que bom” se a oficina foi boa; “Que pena” o que deve melhorar.

 Iniciando a semana pela democratização da comunicação no dia 17 de outubro estaremos em 4 escolas na região metropolitana do recife ( Escola Dr. Francisco Pessoa de Queiroz , Escola Monsenhor Manuel Marques, Erem Aníbal Fernandes e Erem Desembargado Renato Fonseca), faremos uma intervenção (Cine C), trazendo a temática do filme Como uma onda no ar, com o objetivo de debater sobre o direito a comunicação.

Já diante “mão” convidamos os adolescente para participar da nossa semana da democratização pela comunicação que acontecerá no Marco Zero em Recife PE ás 13:00h contamos com a presença de vocês.

Postagem de Handryelly Ferreira, Scheylla Gutembreg e Mayra Kelner.

Marcha Virtual por um mundo livre do trabalho infantil


 Junte- se à Marcha Virtual por um mundo livre do trabalho infantil, doando simbolicamente a foto de seu perfil no Twitter ou Facebook . A imagem fará parte de um painel que formará a imagem de um catavento, símbolo mundial do enfrentamento ao problema.
   A menos de um mês da III Conferência Global sobre o Trabalho Infantil, os internautas têm oportunidade de somar esforços ao movimento global contra o trabalho infantil.  Doando simbolicamente a imagem de seu perfil no Twitter ou Facebook
  https://www.facebook.com/GCChildLabour, os usuários ajudarão virtualmente a percorrer o trajeto entre Haia, na Holanda, sede da última Conferência, e Brasília, que entre os dias 8 e 10 de outubro de 2013 receberá o evento mundial.  Cada pessoa que apoiar a iniciativa estará também contribuindo com 100 metros simbólicos dessa trajetória de mais de 8 mil quilômetros que separam as duas cidades. No mesmo aplicativo os usuários poderão conhecer a situação das Crianças e Adolescentes  afetadas/envolvidas/sujeitadas ao trabalho infantil, além das iniciativas desenvolvidas para eliminar o problema.
oportunidade de somar esforços ao movimento global contra o trabalho infantil.  Doando simbolicamente a imagem de seu perfil no Twitter ou Facebook
 No mundo todo 215 milhões crianças e adolescentes estão em situação de trabalho infantil, e mais da metade estão expostas às suas piores formas. As metas estabelecidas pela comunidade internacional fixaram o ano de 2016 como o limite para a erradicação das piores formas de trabalho infantil.
    A III Conferência Global sobre Trabalho Infantil será uma oportunidade de fazer um balanço dos progressos alcançados desde a adoção da Convenção nº 182 da Organização Internacional do trabalho sobre a eliminação das Piores formas de trabalho Infantil, bem como de propor medidas para acelerar a ação rumo à meta de 2016, tendo em conta as experiências mais exitosas que estão em curso nos cinco continentes. Presidida e organizada pelo governo brasileiro, esta Conferência conta com o apoio da OIT e reunirá delegações de 193 países, que serão formadas por representantes dos governos, organizações de trabalhadores e empregadores e sociedade civil.
O catavento de cinco pontas foi escolhido como símbolo mundial de combate ao trabalho infantil por ser representativo dos cinco continentes, da diversidade, também carregando o significado de movimento e sinergia, simbolizando a necessidade constante de ações em prol da eliminação do trabalho infantil.
Pra mais informações: http://childlabour2013.org/marcha-virtual-por-um-mundo-livre-do-trabalho-infantil/?lang=pt-br