A Tradicional Corrida Pão de Açúcar Kids
No Rio de Janeiro, começa as inscrições para a 1ª Corrida Pão de Açúcar Kids Rio de Janeiro já estão abertas. Crianças de 2 a 12 anos podem participar do evento que será realizado no dia 3 de novembro, sábado, a partir das 8 horas, no Estádio Célio de Barros – Maracanãzinho. As inscrições devem ser feitas pelo site http://www.paodeacucar.com.br/secoes/C2175/eu-amo-esporte.
A corrida tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas desde a infância, por meio da adoção de hábitos saudáveis, e promover brincadeiras educacionais com conceitos de sustentabilidade. O evento conta com jogos focados em preservação ambiental, e jogos tradicionais feitos com produtos reciclados.
Mais de 45 mil crianças já participaram das edições anteriores da prova que é realizada desde 2004 em São Paulo e que esse ano chegou a Fortaleza, Brasília e agora Rio de Janeiro. O evento é feito nos moldes das corridas profissionais, porém, voltado ao público infantil. Logo na chegada os minialtletas acompanhados dos pais retiram o kit com a camiseta da prova, número que ficará peito e chip de cronometragem. O evento começa às 8h na pista de atletismo e o percurso, de 50 a 400 metros, é dividido de acordo com a faixa-etária. Ao finalizar a corrida, todos os pequenos atletas recebem medalhas pela participação e podem ainda se divertir nas tendas de recreação.
Postagem da Equipe do Blog.
XIV Fórum da Juventude
No último sábado, dia 20 de outubro, foi realizado o XIV Fórum da Juventude de 2012 com o tema “Sustentabilidade Ambiental”, que esse ano retratou um pouco do nosso dia a dia, com o foco consumo consciente. O fórum deu início pela manhã com o credenciamento das comunidades que chegavam às 08h. As atividades começaram às 09h com a apresentação cultural do programa Passagem para Vida.
Depois foi feita formação da mesa política com alguns parceiros às 09h30.
A mesa foi composta por: CEDCA; FÓRUM DCA PE; Secretarias Estaduais da Criança e juventude, de Educação e de Meio Ambiente e Sustentabilidade, 01 jovem pernambucano, Casa de Passagem, Escola de conselhos e palestrantes, com participação de uma educadora.
Ouve momentos de palestras com os representantes de algumas instituições:
*Humberto Miranda- Da Escola de Conselhos falando sobre; Objetivo do Milênio.
*Romero Maia- Sociólogo e Ex-Ambientalista falou sobre; Consumo Consciente.
*Nara Correia- veterinária e Educadora Ambiental falou sobre; Dia a Dia Sustentável.
Depois da mesa houve um debate sobre os assuntos dos palestrantes com os jovens.
Teve um intervalo e depois voltamos com as apresentações culturais e dos Mini-fóruns das comunidades.
Apresentações culturais:
*O coral de adolescentes / Jovens do Itaú fies;
* A banda de Paratibe;
* Balé clássico e Dança de Rua de Moreno;
As apresentações do Mini-fóruns das comunidades.
*Mini-fórum do Passagem para vida;
*Mini-fórum de Olinda;
*Mini-fórum de Paulista;
*Mini-fórum de Moreno;
*Mini-fórum de Camaragibe;
E depois houve apresentação política para formulação da Carta da Juventude.
Postagem da Equipe do Blog.
Adolescentes e jovens se reúnem em todo o Brasil pela democratização da comunicação
DIA “C” acontece em
17 de outubro com atividades nas cinco regiões do Brasil
Hoje, adolescentes e jovens em mais de 15 cidades
brasileiras, nas cinco regiões do país, vão soltar a voz pela democratização da
comunicação no DIA “C” – Dia da Juventude Comunicativa. A ideia, encabeçada
pela Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicador@s – RENAJOC, é chamar a
atenção para a necessidade de mudanças no atual Código Brasileiro de
Telecomunicações, que em agosto completou 50 anos carregando consigo um
histórico de concentração dos meios de comunicação nas mãos de pouquíssimos
grupos privados, que juntos comandam mais de 600 meios de comunicação no país.
A RENAJOC entende que esse domínio dos meios de comunição por grupos
privados comandados por famílias ricas e poderosas ferem a liberdade de
expressão e especialmente o acesso de adolescentes e jovens à informação e à
participação na produção da comunicação no país. Por isso, além de usarem o DIA
“C” para falar desse assunto nas redes sociais, com hasdhtag #pelodiretoàcomunicação, os integrantes da
RENAJOC vão realizar oficinas e intervenções urbanas nas suas cidades.
Em Fortaleza, por exemplo, com o apoio da organização Catavento, jovens
vão ocupar uma praça pública fazendo talkshows e dando oficinas de rádio com a
temática “democratização da comunicação”. Já em Natal e em Brasília, coletivos
jovens vão organizar Conferências Livres sobre Direito à Comunicação e criar
propostas de políticas que contemplem a participação da juventude na produção
das informações. Na cidade de São Mateus, no Espírito Santo, a praça da cidade vai
ser tomada por oficinas de fanzine, jornal mural, desenho, fotografia e
intervenções de grafite. Em São Paulo e Rio de Janeiro, adolescentes e jovens
vão promover intervenções urbanas por ruas movimentadas das capitais e em Recife Pernambuco um Twitaço das 10h ate as 12h com as tags
#pelodiretoàcomunicação
#DiaC
#paraexpressaraliberdade
Esses são apenas alguns exemplos das ações, que serão relatadas ao longo
do dia 17 no blog da RENAJOC – renajoc.org.br – e nas redes
sociais da Rede e de seus parceiros. O DIA “C” conta com o apoio da ONG Viração
Educomunicação, do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, a Fundação
Friedrich Ebert Stiftung – FES e a Fundação Luterana de Diaconia.
Confira a agenda do DIA “C” pelo Brasil: http://issuu.com/renajoc/docs/agenda_dia_c
Postagem da Equipe do Blog
Postagem da Equipe do Blog
Diga não a violência no Sistema Socioeducativo de Pernambuco
Os adolescentes e jovens do Estado de Pernambuco continuam sendo mortos, torturados, agredidos e tendo diversos outros direitos violados.
No dia 10/01/2012, no Centro de Atendimento Socioeducativo do Cabo de Santo Agostinho, três jovens foram brutalmente espancados, torturados, queimados e, um dele, decapitado no interior daquela unidade de internação, durante rebelião. Apesar disso, o Governo do Estado de Pernambuco não tomou nenhuma providencia concreta para que a tragédia não se repetisse. Poucos meses depois, em 28/05/2012, no centro de atendimento socioeducativo de Abreu e Lima, nova rebelião resultou na morte de mais um adolescente e em ferimentos graves a um agente socioeducativo. Infelizmente, as mortes não pararam. No dia 01 de setembro de 2012, novamente no Cento de Atendimento Socieducativo de Abreu e lima, mais uma rebelião provocou a morte de um adolescente,que foi queimado e teve os seus pés decepados. Já são cinco mortes dentro dos Centros de Atendimento Socioducativo, neste ano de 2012.
Você sabia que o governo do Estado aprovou um conjunto de ações, em 2010, para enfrentar esta situação e que ele mesmo vem descumprindo a própria decisão? Poe isso o Ministério Publico do Estado ingressou com varias ações civis contra o descompromisso do Governo. Após varias tentativas de acordo, foi assinado um Termo de Compromisso entre o Ministério Publico e o Governo do Estado, confirmado pelo Tribunal de Justiça em 12/06/2012.
Cabe-nos, agora, fazer valer esta nova decisão, para que não continue o massacre de jovens.
Frente a essa situação, convocamos toda a sociedade para que exija que o estado de Pernambuco respeitos compromissos assumidos com a dignidade dos adolescentes jovens sob sua responsabilidade, cumprindo as medidas estabelecidas no acordo celebrado com o ministério publico e o poder judiciário e implementando o Plano Estadual de Reordenamento do sistema socieducativo (resolução nº 31, de 24/11/2010, do conselho estadual dos direitos da criança e do adolescente).
Pernambuco jamais terá a violência diminuída enquanto o sistema socioeducativo não recupera os adolescentes e jovens em conflito com a lei. Também não será um lugar de paz enquanto adolescentes e jovens morrerem por omissão do estado.
Postagem da Equipe do Blog
Comissão Parlamentar de Inquérito discutindo Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Recife
No dia 27 e 28 de outubro aconteceu, na Assembléia Legislativa, no bairro da Boa Vista, centro da cidade, uma atividade na CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para tratar sobre a exploração sexual de Crianças e Adolescentes em Pernambuco. Entre os presentes estavam, a relatora da CPI, a deputada federal Liliam Sá , representantes do Ministério Público, das policiais estadual e federal, da sociedade civil, da Secretaria de Direitos Humanos e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Liliam Sá relatou diversos problemas no modo como o estado lida com esse tipo de crime e ela deixou bem claro que existe sim a violência sexual no Brasil
Mas nesta discussão toda não resolveram nada para essas crianças e adolescentes que vive nessa situação de exploração sexual não há um orçamento planejado para a criança e o adolescente. O que estamos fazendo é só fala de cada estado e região, para saber como podemos ajudar mais que ajudar é esse que ate agora nós não vimos nada nem na atividade foi discutido . .
“Mas o que vemos é a mesma história: faltam orçamentos, políticas públicas. Às vezes pensam na criança, mas não se lembram dos adolescentes. E estes ficam sem proteção. Enquanto não tiver compromisso, enquanto os governos não tiverem a quem recorrer, eles vão continuar fazendo o que quiserem com o dinheiro público”, falou a deputada.
Por que? Isso por que não usam o dinheiro publico que estão gastando investindo nessa criança ou nesse adolescente que esta nessa situação de exploração sexual, mas toda a vez é a mesma historia.
É uma falta de respeito com as crianças e adolescentes. “Não é porque a maioria das vítimas é pobre que precisam ser tratadas num lugar pobre. Criança e adolescentes merece ser tratada com dignidade e respeito”. Igualdade Sempre..
Postagem da Equipe do Blog
Assinar:
Postagens (Atom)