Dia Mundial da luta contra a AIDS

Nesta quinta-feira dia 1 é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids. Em Pernambuco, mais de 16 mil pessoas foram infectadas pelo vírus HIV nos últimos 28 anos. A cada ano surgem, no Estado, 950 novos casos - 10 mil pacientes estão em tratamento. O Estado tem R$ 8 milhões para gastar na prevenção e no tratamento da doença, mas admite que parte do dinheiro está parado.

“As ações não deixam de ser feitas, mas às vezes atrasam. Muitos desses recursos que aparecem já estão empenhados, outros serão pagos logo no início do ano. Tem muito dinheiro que está circulando, mas comprometido para ser pago”, afirma coordenador do programa estadual DST/Aids, François Figueiroa.

Atualmente, Pernambuco tem 19 serviços de atendimento especializado. Segundo Figueiroa, até o fim deste ano, serão inaugurados mais quatro - no Hospital Geral do Exército, no Recife, no Cabo de Santo Agostinho, em Limoeiro e em Palmares.

Entre as cinco unidades de saúde com serviço especializado para quem é portador da Aids, no Recife, o Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, é a mais antiga. O paciente tem acesso a laboratório, ambulatório, enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma academia de ginástica. “Temos 700 novos casos por ano”, afirma a diretora, Miriam Silveira.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que o número de casos de Aids tem diminuído no Sudeste do País e aumentado em todas as outras regiões. Isso apesar de 95% dos brasileiros afirmarem que têm conhecimento da doença e de como evitá-la. Outro estudo ainda aponta que houve um crescimento de 10% no número de portadores homossexuais entre 15 e 24 anos.

“Isso significa a grande necessidade de maior atenção aos jovens, levar mais informação às escolas, trabalhar mais a questão do preconceito com os jovens gays. Todo jovem tem a ousadia de acreditar que ele não tem riscos”, explica Sony Santos, coordenadora do programa DST/AIDS de Olinda – município que registrou 1.300 casos atuais de portadores do vírus.

Ação
Nesta quinta-feira, técnicos do programa de DST/Aids estarão no Pátio do Carmo, das 9h às 17h, distribuindo preservativos e panfletos, fazendo teste rápido de HIV e prestando aconselhamento à população sobre como prevenir a Aids e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A ação tem o objetivo de estimular a prevenção e a busca pelo diagnóstico. Nos casos positivos, 42% dos pacientes recebem o diagnóstico tardiamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário