Semana dos Direitos Humanos

   Nesta semana, no mundo inteiro, ações serão realizadas em torno do 10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos. Em 10 de dezembro de 1948, a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Aos 63 anos, o documento com 30 artigos, ainda é um ideal a ser alcançado pelos Estados-Membros e países signatários, como o Brasil, para se atingir o respeito aos direitos e liberdades previstos na Declaração. Em 1950, a ONU estabeleceu o 10 de dezembro como o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

  Caminhada e Show no Recife fecha a programação da I Jornada Estadual dos Direitos Humanos
Ao final da caminhada haverá shows com as bandas Edilza; Ed Carlos; Segnos, grupo formado por deficientes visuais e o Maracatu Várzea de Capibaribe.
Após 15 dias de atividades e 12.000 pernambucanos beneficiados diretamente em mais de 66 atividades de cidadania, promoção e defesa dos direitos humanos, desenvolvidas em 31 municípios do Sertão ao Agreste do Estado, a I Jornada Estadual de Direitos Humanos, promovida pela Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), orgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH), em parceria com a Prefeitura do Recife, marca o seu encerramento no próximo sábado (10) em Recife, data onde comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com uma grande caminhada em prol dos Direitos.

 Antecedendo as comemorações, na sexta-feira (09), acontecerá uma feira de prestação de serviços de cidadania no Pátio do Carmo, Centro do Recife. A feira terá início a partir das 08h onde serão disponibilizados vários serviços de cidadania. Entre eles o pré-cadastro ao Bolsa Família, a retirada da documentação básica pelo Balcão de Direitos (2ª via de registro de nascimento; carteira de trabalho), o PROCON prestando esclarecimentos sobre os Direitos do Consumidor, Defensoria Pública e testes na área de saúde. Tudo oferecido gratuitamente à população.
No sábado (10) a caminhada terá início às 16h saindo da Câmara dos Vereadores do Recife e seguirá até a Praça da Independência, onde haverá o show que marca o encerramento da Jornada, a partir das 18h. Edilza, Ed Carlos, a banda formada por deficientes visuais Segnos e o Maracatu Várzea de Capibaribe, ficarão responsáveis por levar a cultura e o lazer para aqueles que passarem pelo local.
 A I Jornada Estadual dos Direitos Humanos visa contemplar todos os segmentos sociais. Idosos; crianças e adolescentes; mulheres; negros; comunidades indígenas; quilombolas; pessoas com deficiência; comunidade LGBT, dentre outros, todos estão convidados a fazerem parte deste momento tão importante em nosso Estado.

“Queremos mostrar a todos que os Direitos Humanos não é coisa de outro mundo. Todos nós temos direitos e precisamos conhecê-los para exercê-los. Direito a cultura, educação, saúde, cidadania, dentre tantos outros. Esse é o objetivo da Jornada, prestar serviços a população, esclarecer e informar”, afirmou o Secretário Executivo de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Paulo Moraes.

Serviço:

Feira de Serviços de Cidadania

Dia: 09.12.2011

Hora: Às 08h

Local: Pátio do Carmo, Centro do Recife

Caminhada pelos Direitos Humanos

Dia: 10.12.2011

Hora: Às 16h

Local: Saída da Câmara de Vereadores e chegada na Praça da Independência

Shows com as bandas:

Edilza

Ed Carlos

Segnos

Maracatu Várzea de Capibaribe

Dia: 10.12.2011

Hora: Às 18h
 
Local: Praça da Independecia.

Postagem da Equipe do Blog.

Fanzine da Equipe do blog


Fora:



Dentro:

Postagem da Equipe do Blog, Fanzine Produzido pela Equipe do Blog. 

Dia Mundial da luta contra a AIDS

Nesta quinta-feira dia 1 é celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids. Em Pernambuco, mais de 16 mil pessoas foram infectadas pelo vírus HIV nos últimos 28 anos. A cada ano surgem, no Estado, 950 novos casos - 10 mil pacientes estão em tratamento. O Estado tem R$ 8 milhões para gastar na prevenção e no tratamento da doença, mas admite que parte do dinheiro está parado.

“As ações não deixam de ser feitas, mas às vezes atrasam. Muitos desses recursos que aparecem já estão empenhados, outros serão pagos logo no início do ano. Tem muito dinheiro que está circulando, mas comprometido para ser pago”, afirma coordenador do programa estadual DST/Aids, François Figueiroa.

Atualmente, Pernambuco tem 19 serviços de atendimento especializado. Segundo Figueiroa, até o fim deste ano, serão inaugurados mais quatro - no Hospital Geral do Exército, no Recife, no Cabo de Santo Agostinho, em Limoeiro e em Palmares.

Entre as cinco unidades de saúde com serviço especializado para quem é portador da Aids, no Recife, o Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, é a mais antiga. O paciente tem acesso a laboratório, ambulatório, enfermaria, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e uma academia de ginástica. “Temos 700 novos casos por ano”, afirma a diretora, Miriam Silveira.

Uma pesquisa do Ministério da Saúde mostra que o número de casos de Aids tem diminuído no Sudeste do País e aumentado em todas as outras regiões. Isso apesar de 95% dos brasileiros afirmarem que têm conhecimento da doença e de como evitá-la. Outro estudo ainda aponta que houve um crescimento de 10% no número de portadores homossexuais entre 15 e 24 anos.

“Isso significa a grande necessidade de maior atenção aos jovens, levar mais informação às escolas, trabalhar mais a questão do preconceito com os jovens gays. Todo jovem tem a ousadia de acreditar que ele não tem riscos”, explica Sony Santos, coordenadora do programa DST/AIDS de Olinda – município que registrou 1.300 casos atuais de portadores do vírus.

Ação
Nesta quinta-feira, técnicos do programa de DST/Aids estarão no Pátio do Carmo, das 9h às 17h, distribuindo preservativos e panfletos, fazendo teste rápido de HIV e prestando aconselhamento à população sobre como prevenir a Aids e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A ação tem o objetivo de estimular a prevenção e a busca pelo diagnóstico. Nos casos positivos, 42% dos pacientes recebem o diagnóstico tardiamente.