Plebiscito Constituinte

Ontem, dia 01 de setembro, começa a Semana do Plebiscito Constituinte. A campanha vem sendo organizada desde junho, especificamente desde as manifestações que exigiram, além da redução da passagem, mudanças no sistema político brasileiro. Desde o final do ano passado, movimentos sociais, partidos políticos e entidades de todo o País decidiram organizar um Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do sistema político, para assim, realizar a reforma política no Brasil. Esse Plebiscito, que é uma consulta na qual os cidadãos e cidadãs votam, para aprovar ou não uma questão, acontecerá entre os dias 1 e 7 de setembro de 2014. Qualquer pessoa ou grupo pode organizar um local de votação com uma urna. A intenção é livrar nossa democracia do peso do poder econômico, que é responsável por alimentar a corrupção e, sobretudo, por distanciar o povo de todas as decisões políticas que nos são cabíveis. Muitos nem sabem, mas, mais de 70% do Congresso Nacional é representado por fazendeiros e empresários, que se apoderam das decisões ligadas à educação, saúde, entre outros, quando isso não deveria acontecer. Por isso, as mudanças no Brasil são necessárias, vamos nos mobilizar!

7 Razões para dizer sim a constituinte do sistema político.

1 – As manifestações de Junho de 2013 evidenciaram a necessidade de mudarmos a política brasileira urgentemente! Milhares de cartazes e gritos nas ruas diziam “Não me representa!”, demonstrando a descrença da população nos representares e nas Instituições Políticas do nosso país.
2 – Hoje, o seu voto não é o que decide as eleições e sim o Poder Econômico, que através do financiamento empresarial de Campanhas Milionárias, dá a “palavra final” e mantém seu controle na eleição dos representantes nas Câmaras Federais, Estaduais e Municipais, principalmente. Constatamos isso pois ao olharmos uma “fotografia” do atual Congresso Nacional, o número de deputados e senadores ligados aos grandes empresários (da agricultura, da indústria, da construção civil, da educação, da saúde, etc) é três vezes maior que dos ligados aos trabalhadores (que são maioria na nossa sociedade).
3 – Por outro lado, percebemos nesta mesma “fotografia” que o número de representantes de trabalhadores, mulheres, jovens, LGBT, da população negra e indígena nos parlamentos não corresponde ao tamanho destas populações na nossa sociedade. Em outras palavras, estes setores estão sub-representados no Congresso Nacional e a grande maioria das reivindicações destes não É ATENDIDA neste espaço.
4 – Inspirados no ditado popular “Quem paga a banda, escolhe a música!”, constatamos claramente que A GRANDE MAIORIA DO CONGRESSO NACIONAL NÃO QUER MUDAR AS REGRAS DA POLÍTICA! Pelo contrário, quer deixar tudo como está, mantendo seus privilégios, que não são poucos!
5 – Para conquistarmos as reivindicações que foram às ruas em 2013 (melhoras no transporte, na saúde, na educação, na moradia, na mídia, no campo, entre outras) é preciso que o povo se mobilize para mudar as “REGRAS DO JOGO DA POLÍTICA”, pois as regras que aí estão só servem aos grandes empresários, que emperram todos estes avanços. Só é possível mudar as regras, alterando a Constituição Federal.
6 – Precisamos de uma Constituinte Exclusiva, na qual se possa eleger representantes que tenham EXCLUSIVAMENTE A TAREFA de elaborar as mudanças desejadas pela grande maioria da população brasileira. Transformar os atuais parlamentares em Constituintes (como aconteceu em 1988) não vai mudar nada!
7 – Realizar uma CONSTITUINTE EXCLUSIVA significa aprofundar a Democracia no nosso país. Permite que possamos debater amplamente e decidir as regras de participação e representação, permite combater: o privilégio do poder econômico nas eleições e na sociedade, a sub-representação da maioria dos brasileiros; e aperfeiçoar os mecanismos de democracia direta (Plebiscitos, Referendos e Leis de Iniciativa Popular). Permite combatermos um sistema que privilegia pessoas e avançarmos para um sistema político que privilegie propostas concretas para enfrentar os problemas do País.

Postagem de Handryelly Ferreira da Equipe do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário