Entenda melhor o Movimento Ocupe/Resiste Estelita

Explicando o movimento e os motivos que estamos lutamos e resistimos na mudança do projeto novo Recife
Fonte: Movimento Ocupe Estelita 

O que é? 

O Movimento Ocupe Estelita /Resiste Estelita luta contra o desenvolvimento urbano guiado apenas por interesses económicos, que destrói a identidade de nossa cidade e promove uma ideia ultrapassada de progresso e modernização. Vários grupos, coletivos e movimentos sociais estão juntos na luta pelo nosso Recife. Unid@s, nos erguemos contra os urbanismos segregados e suas conseqüências hostis para a cidade.

Porque? 

O Projeto Novo Recife (NR) surge como o oposto de tudo isso. É o símbolo de um modelo de cidade excludente, segregadora e não-participativa. As irregularidade e ilegalidades presentes em todo o processo de elaboração e do projeto apenas confirmam a sua nocividade para a construção de uma cidade democrática e humana. Ele representa uma perda de oportunidades para o pleno desenvolvimento de uma área tão importante para cidade do Recife(PE) como o Cais José Estelita, pelo seu potencial histórico, geográfico e ambiental. 
Foto: Resiste Estelita/Direitos Urbanos

Onde? 

O Cais José Estelita é um cais que se encontra na Ilha de Antônio Vaz em Recife, Pernambuco. Surgiu como área de aterro para interligar o Forte das Cinco Pontas e Forte Príncipe Guilherme. Neste local também funcionavam pelo Porto do Recife e também estocavam o açúcar produzido na zona canavieira. Este espaço, mesmo desativado permaneceu com como propriedade da Rede Ferroviária Federal, até que foi vendida para um complexo de empresas privadas do setor imobiliário, formado pela Moura Dubeux, Queiroz Galvãoi, GL Empreendimento e Ara Empreendimentos. Esta venda foi realizada em 2008, através de leilão.



A mais de dois meses os movimentos ( Resisti Estelita/ Ocupe Estelita) estavam acampados no Cais José Estelita, mas na madrugada do dia 17/06 o dialogo que estava acontecendo com a prefeitura foi quebrado pelos policiais militares. A propósito do uso da força pela Polícia Militar do nosso Estado para a desocupação da área do Cais José Estelita, manifesto meu profundo repúdio aos excessos e à violência contra os manifestantes que exerciam seu direito constitucional de realizar um protesto pacífico.  


Fonte: Movimento Ocupe Estelita 


É absolutamente condenável o fato de o diálogo ter sido substituído pelo uso de armas, ainda que menos letais, como balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral, como se todos tiveste cometendo um crime. Não há razão plausível que justifique a desconstituição dos entendimentos construídos entre as partes envolvidas, com a participação do Ministério Público Federal e do Estado, por uma operação policial surpresa, como a que foi realizada na manhã do dia 17 de junho de 2014. 

  Confio na diligência do Governo do Estado para identificar os abusos cometidos e punir os seus autores. Por outro lado, também não é possível que a Prefeitura do Recife – responsável pela condução e aprovação do projeto Novo Recife da forma como ele está hoje – assista de maneira passiva ao desenrolar de todo esse processo. É necessário que a PCR (Prefeitura do Recife) assuma as suas responsabilidades no projeto e proponha as adequações necessárias a conciliar o interesse público com a segurança jurídica dos contratos firmados. 





Saiba mais https://www.facebook.com/fulaninhx

Fontes:
Senador Humberto costa
( https://www.facebook.com/rohberto/posts/10204221903058344 )
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cais_Jos%C3%A9_Estelita
 https://www.facebook.com/pages/MovimentoOcupeEstelita/320033178143669?sk=timeline


Postagem de Mayra Kelner e Luiz Felipe Bessa da Equipe do Blog. 

2 comentários:

  1. Eu vim nesse post tentando entender a problemática da situação, e não vi um argumento convincente a favor dos manifestantes, apenas discurso demagogo típico de comunista.

    ResponderExcluir
  2. Olá, sempre ouvi falar que a área de Mata Atlântica pertencente à Família Brennand é tombada e de preservação ambiental, faço caminhada diária mente e venho observando que apareceu uns marcos de loteamento e arvores raras e centenária marcadas para corte, falei com um funcionário do local e ele confirmou que realmente esta sendo loteado determinadas áreas, fiquei apreensivo pois é apenas um restinho de Mata Atlântica, que existe, com arvores e olhos d´água que serão extinto, com o provável desmatamento e povoamento , em uma época que cada arvore e cada veio de água é tão importante para a sobrevivência de todos os seres que habita este planeta, com o risco também da fauna, exemplo: pássaros , mamíferos, peixes, anfíbios e muitos outros seres, que todos os dias pela manhã ao caminhar nos encanta com a beleza da natureza. Então solicito a possibilidade de verificar esta denuncia, pois estou também em viando este mesmo manifesto para todas as Mídias, Grupo de Preservação e Ministério Público Federal.
    Informo o site do loteamento (http://www.alphaville.com.br/empreendimento/alphavillefranciscobrennan)
    Grato pela atenção e vamos lutar para evitar este crime contra a natureza.

    ---------------------------
    Mensagem da página da web
    ---------------------------
    Dados Armazenados com Sucesso
    O Número da Ocorrência é: 14722/2015 ibama

    ResponderExcluir