Entenda melhor o Movimento Ocupe/Resiste Estelita

Explicando o movimento e os motivos que estamos lutamos e resistimos na mudança do projeto novo Recife
Fonte: Movimento Ocupe Estelita 

O que é? 

O Movimento Ocupe Estelita /Resiste Estelita luta contra o desenvolvimento urbano guiado apenas por interesses económicos, que destrói a identidade de nossa cidade e promove uma ideia ultrapassada de progresso e modernização. Vários grupos, coletivos e movimentos sociais estão juntos na luta pelo nosso Recife. Unid@s, nos erguemos contra os urbanismos segregados e suas conseqüências hostis para a cidade.

Porque? 

O Projeto Novo Recife (NR) surge como o oposto de tudo isso. É o símbolo de um modelo de cidade excludente, segregadora e não-participativa. As irregularidade e ilegalidades presentes em todo o processo de elaboração e do projeto apenas confirmam a sua nocividade para a construção de uma cidade democrática e humana. Ele representa uma perda de oportunidades para o pleno desenvolvimento de uma área tão importante para cidade do Recife(PE) como o Cais José Estelita, pelo seu potencial histórico, geográfico e ambiental. 
Foto: Resiste Estelita/Direitos Urbanos

Onde? 

O Cais José Estelita é um cais que se encontra na Ilha de Antônio Vaz em Recife, Pernambuco. Surgiu como área de aterro para interligar o Forte das Cinco Pontas e Forte Príncipe Guilherme. Neste local também funcionavam pelo Porto do Recife e também estocavam o açúcar produzido na zona canavieira. Este espaço, mesmo desativado permaneceu com como propriedade da Rede Ferroviária Federal, até que foi vendida para um complexo de empresas privadas do setor imobiliário, formado pela Moura Dubeux, Queiroz Galvãoi, GL Empreendimento e Ara Empreendimentos. Esta venda foi realizada em 2008, através de leilão.



A mais de dois meses os movimentos ( Resisti Estelita/ Ocupe Estelita) estavam acampados no Cais José Estelita, mas na madrugada do dia 17/06 o dialogo que estava acontecendo com a prefeitura foi quebrado pelos policiais militares. A propósito do uso da força pela Polícia Militar do nosso Estado para a desocupação da área do Cais José Estelita, manifesto meu profundo repúdio aos excessos e à violência contra os manifestantes que exerciam seu direito constitucional de realizar um protesto pacífico.  


Fonte: Movimento Ocupe Estelita 


É absolutamente condenável o fato de o diálogo ter sido substituído pelo uso de armas, ainda que menos letais, como balas de borracha, spray de pimenta e bombas de efeito moral, como se todos tiveste cometendo um crime. Não há razão plausível que justifique a desconstituição dos entendimentos construídos entre as partes envolvidas, com a participação do Ministério Público Federal e do Estado, por uma operação policial surpresa, como a que foi realizada na manhã do dia 17 de junho de 2014. 

  Confio na diligência do Governo do Estado para identificar os abusos cometidos e punir os seus autores. Por outro lado, também não é possível que a Prefeitura do Recife – responsável pela condução e aprovação do projeto Novo Recife da forma como ele está hoje – assista de maneira passiva ao desenrolar de todo esse processo. É necessário que a PCR (Prefeitura do Recife) assuma as suas responsabilidades no projeto e proponha as adequações necessárias a conciliar o interesse público com a segurança jurídica dos contratos firmados. 





Saiba mais https://www.facebook.com/fulaninhx

Fontes:
Senador Humberto costa
( https://www.facebook.com/rohberto/posts/10204221903058344 )
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cais_Jos%C3%A9_Estelita
 https://www.facebook.com/pages/MovimentoOcupeEstelita/320033178143669?sk=timeline


Postagem de Mayra Kelner e Luiz Felipe Bessa da Equipe do Blog. 

"Iniciativa Popular" é o tema de capa da Edição 107 da Revista Viração

"SANCIONADA PELA PRESIDENTA, O MARCO CIVIL DA INTERNET GARANTE MAIOR PRIVACIDADE AOS USUÁRIOS E REGULAÇÃO DA WEB POR VÁRIOS SETORES SOCIAIS"

NEUTRALIDADE
LIBERDADE  E
PRIVACIDADE NA REDE




  

XII FREPOP – Fórum de Educação Popular- IX Internacional

 Educação Popular e Juventude: O que você tem a dizer? 



O FREPOP – Fórum de Educação Popular, nasce em 2002 com o objetivo de ser um território onde educadores/as populares, aprendizes de todas as matizes sociais e educadores/as que atuam sob o pressuposto de conhecimento socialmente construído e partilhado de forma horizontal, se reúnem para desenvolver atividades de partilha de saberes nos formatos de rodas de conversa, oficinas, painéis, vivências e visitas nas comunidades onde ocorre o Frepop.

O Evento é divido em vários Eixos temáticos, e é organizado pela O ONG FREPOP – FORUM DE EDUCAÇÃO POPULAR, Marcio Cruz (Presidente do FREPOP) e Salete Elias de Castro (Tesoureira). A programação do FREPOP é definida com a participação direta das redes de educação popular, movimentos sociais, sindicais e camponeses, ativistas de grupos sociais das mais diversas matizes que tem por finalizada a atuação nos moldes da educação popular para transformar o mundo. Os grupos interessado em participar e realizar alguma atividade, podem inscrever suas atividades, mas corra o prazo já esta acabando. 

Inscrição de Atividade Clique Aqui

Postagem de Luiz Felipe Bessa da Equipe do Blog.

Vai ter COPA!!!

Bem, é hoje, não há o que fazer, Vai Ter Copa! Não que nós não queríamos a copa no brasil, mais temos necessidades maiores e coisas muito mais importante para nos preocupar. Hoje o Brasil estará em festa, os turistas não param de chegar, os jogos da copa vão começar e as crianças continuam sem estudar, seus pais sem ter com o que os alimentar, alguns ate sem uma casa para morar.
Mas temos que ver a copa, como uma coisa boa, que trara mais visibilidade para o pais, trazendo desenvolvimento, renda para os grandes e pequenos empresários.  

Algumas pessoas estão muito contente, pelo fato que o brasil assediará a copa, no entanto a copa não é para todos, pois os valores dos ingressos vão além de R$ 1.860.00.
Como podemos torcer num estádio, sabendo de toda a podridão por trás disso; tantas famílias que foram desabrigadas e que ainda hoje não tem mas a casa própria, essas famílias tiveram seus direitos a moradia violado. Pessoas sofrendo em hospitais, com falta de medicamento, estrutura e etc, e os torcedores gritando goooooool? como disse nosso amigo Ronaldo "Não é com hospitais que se faz copa!" .
O que mais me envergonha nessa sociedade é como um jogador de futebol, pode ter o salario maior do que, quem o ensinou a ler e escrever (professores).  Como um país pode ser campeão com fome e sem educação?

COPA PARA QUEM? 

A instituição privada, organizadora da copa tem manipulado o governo de uma forma, colocando privações que não foram vista em copa alguma, conheça algumas:

> Vuvuzelas, que ficou famosa no Mundial de 2010. Aturdida com o barulho, a Fifa proibiu nominalmente a vuvuzela, assim como qualquer instrumento musical- As palmas ao menos, estão liberadas!
> Mochila até 25cm de altura.
> Cartazes, o regulamento dos ingressos proíbe cartazes, bandeiras e folhetos que possam "tirar o foco desportivo" do evento.
> Garrafas, ex. material frágil e estilhaçável.
> Sem Sinalizadores, bombas, fogos de artificio.
> Bonés e camisetas. "Os espectadores podem vestir o que quiserem", diz o código. Mas à frente, entretanto, torcedor vê que não é bem assim. Para combater o "marketing de emboscada", a Fifa proíbe a entrada de pessoas com bonés, camisetas e outras vestimentas com logotipo de empresas que não patrocinem a Copa.
É quem pode manda e quem não pode, obedece.

Os problemas que alguns torcedores brasileiros fanáticos por futebol não enxergaram, foi ver a quantidade de violações de direitos que a copa tem feito, confira a realidade dessas pessoas.

Realidade
 

Confira a edição 106 da Revista viração

Fonte: Jornal Aqui PE, Viração (mudança, atitude e ousadia jovem)

Postagem de Luiz Felipe Bessa e Scheyla Guthemberg da equipe do blog.