Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial


 Declarado em 1976 pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia internacional de Luta pela Discriminação Racial, o 21 de março relembra o massacre de Sharpeville na África do Sul em 1960, durante o Apartheid* foram assassinadas 60 pessoas negras em protesto pacífico contra a obrigatoriedade de trazerem sempre consigo o Livro de Passes, documento que permitia o acesso às áreas administrativas.

 Em pleno século XXI ainda falamos sobre a discriminação racial. Um trote realizado na última sexta-feira,
15 de março, estudantes da faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estudantes se aglomeraram no fim das aulas para fazer um trote discriminando alunos negros. Numa das fotos postada em redes sociais, uma mulher, pintada de negro, aparece algemada, segurando uma placa dizendo “caloura Chica da Silva”. Em outra, estudantes - um deles com um bigode semelhante ao usado pelo ditador Adolf Hitler - fazem saudações nazistas, em torno de um estudante preso com fita adesiva a uma pilastra.
  O reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Clélio Campolina e a vice-reitora Rocksane de Carvalho Norton publicaram, na tarde desta segunda-feira, uma nota de repúdio ao trote.
- Vamos apurar melhor o caso. Os envolvidos podem ser punidos recebendo desde uma advertência verbal até mesmo a expulsão da universidade - afirmou Rocksane.  Entretanto outros alunos relataram que a gestão estava sabendo que sempre havia esse tipo ato dentro da instituição.

Absurdo né, mas e você o que faz para que esses casos não continuem?

A internet é um dos meios desses violadores, pois então se você ver em sua rede social alguma postagem de racismo, discriminação ou humilhação, denuncie! Há várias formas de denunciar, inclusive anônimas, umas delas é por meio do  SaferNet que  tem apoio do Governo Federal e poderá ajudar as pessoas discriminadas, porém punir o opressor.: Clik e conheça mais sobre seus direitos e deveres, na internet.

*O termo apartheid se refere a uma política racial implantada na África do Sul. De acordo com esse regime, a minoria branca, os únicos com direito a voto, detinha todo poder político e econômico no país, enquanto à imensa maioria negra restava a obrigação de obedecer rigorosamente à legislação separatista.

A política de segregação racial foi oficializada em 1948, com a chegada do Novo Partido Nacional (NNP) ao poder. O apartheid não permitia o acesso dos negros às urnas e os proibia de adquirir terras na maior parte do país, obrigando-os a viver em zonas residenciais segregadas, uma espécie de confinamento geográfico. Casamentos e relações sexuais entre pessoas de diferentes etnias também eram proibidos.
Referências
Fotos de trote com conteúdo preconceituoso geram polêmica na internet.

Postagem da Equipe do Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário